Dia Do Cuteleiro
- Dk_ cutelaria
- 19 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2024

No dia 19 de maio celebramos uma das profissões mais antigas da sociedade, a cutelaria. Uma data em homenagem aos artesãos que com muita dedicação fazem desse ofício uma arte difícil de imitar.
Origem do Dia Do Cuteleiro
O dia do cuteleiro tem origem no dia de São Dunstano, patrono dos ferreiros, já que esse santo trabalhava como um em seu tempo livre. Abade de Glastonbury, bispo de Worcester, bispo de Londres e arcebispo de Cantuária, São Dunstano foi canonizado e é venerado como santo. Também é conhecido por ter sido o responsável por restaurar a vida monástica na Inglaterra e por reformar a Igreja inglesa.
A história mais interessante do santo e que é relacionada a cutelaria é a lenda de que um certa noite, o diabo apareceu em sua oficina disfarçado de velho. O idoso pediu ao santo um cálice e sem pensar muito, o santo aceitou. E enquanto ele realizava o seu trabalho o demônio se transformou em uma mulher sedutora. Percebendo a maldade, Dunstano pegou uma tenaz, em brasa e agarrou o diabo pelo nariz queimando-o no fogo. Então o Demônio começou a gritar e chorar e rapidamente tentou se afastar.
Há outras versões que contam que ao invés de uma tenaz em brasa, era uma ferradura de cavalo, o que levou a peça ser conhecida mundialmente como o símbolo da sorte.
A Arte Cuteleira
Os cuteleiros são responsáveis por produzir instrumentos cortantes de alta qualidade, indispensáveis em diversas atividades do dia a dia, seja na cozinha, na agricultura, na caça, entre outras. Com suas mãos hábeis e muita paciência, transformam simples pedaços de metal em objetos cortantes que podem durar por gerações.
Além disso, são responsáveis pela manutenção e afiação desses instrumentos, garantindo que estejam sempre prontos para uso e em perfeitas condições. Suas técnicas e habilidades são passadas de geração em geração, tornando-se verdadeiros tesouros da tradição artesanal.
No dia do cuteleiro, é importante valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais, que dedicam suas vidas a uma arte milenar e fundamental para a sociedade. Seja através de uma visita a uma oficina de cuteleiro, da compra de uma faca artesanal ou simplesmente de uma palavra de reconhecimento, celebrar o dia do cuteleiro é uma maneira de honrar e valorizar essa profissão tão importante.

Portanto, não deixe de parabenizar e agradecer a esses talentosos artesãos que contribuem para a nossa segurança, para a nossa culinária e para a preservação de uma tradição milenar. E lembre-se, uma boa faca é para a vida toda, e por trás dela, há sempre um cuteleiro dedicado e talentoso.
Quer conhecer mais sobre o universo cuteleiro? Então não perca nossos textos mensais, assine a nossa Newsletter!
Por: Priscila Pieper Kuster
Revisão Técnica: Douglas Kuster





Comentários